sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Galeão - Aeroparque pela Aerolineas Argentinas

Depois de 5 anos, embarco em mais um voo internacional, dessa vez vamos à bela cidade de Buenos Aires, na Argentina. Esse voo marca o meu 1º voo em uma empresa aérea internacional, a Aerolineas Argentinas.

Como sempre, cheguei cedo ao Galeão. O horário do voo era às 16:45 e eu cheguei por volta de 12:15. Fui direto para o embarque e fazer imigração, assim poderia aproveitar o acesso à área restrita para poder fotografar os aviões.

Meu portão era o C63, quase no final do píer. Lá aproveitei o wi-fi para passar o tempo e para carregar o celular. Esta área é praticamente deserta, poucos voos partem dali nesse horário, mas pude aproveitar para fotografar o Airbus A330neo da ITA Airways com sua bela pintura azul.


Passado o tempo, finalmente é dado inicio aos procedimentos de embarque. As filas na Aerolineas são por zonas, sendo a Zona 1 para os assentos ao fundo até chegar na Zona 4, nos assentos na frente. O meu nome e de outros passageiros brasileiros foram chamados pelo sistema de som, apenas para conferência do passaporte.

O voo 1261 seria feito pelo Boeing 737-800 de matrícula LV-FQC, que foi fabricado em 2011 e voo pela alemã Air Berlin e foi repassado à Aerolíneas em 2013.

Este 737 infelizmente não possui Wi-Fi e tomadas para recarga de celular...


Dei sorte, ninguém do meu lado

Airbus A320 da Avion Express à serviço da Sky Airline, para Santiago (SCEL/SCL)

Interior "Boeing Sky Interior"

Taxiamos até a pista 10, onde após a decolagem curvamos em direção ao município de São Gonçalo (creio que seja a SID RNAV TIVRO BITAK), onde seguimos direto pelo Oceano Atlântico. Nossa altitude de cruzeiro foi de 36 mil pés (10972,8 metros), voando a 452 nós em relação ao solo (787 km/h), altitude atingida perto de Ilha Bela/SP


Após algumas pequenas turbulências, nosso serviço de bordo foi servido, por volta das 18:45: um pan de miga (sanduíche típico argentino, com três fatias finas de pão, com queijo e presunto entre elas), biscoitos doces com aveia e uva passa, com refrigerante para acompanhar (no meu caso, Pepsi).



Estava muito bom, porém para um voo de quase 3 horas poderia ser um pouco mais servido. Eu no dia almocei cedo e no Galeão só comi um pacote de biscoito de polvilho com refrigerante (comprados numa máquina automática), então já estava faminto.

A medida que vamos avançando, o sol começa a se pôr, nos proporcionado belas imagens do céu




O voo ocorreu tranquilo, com poucas turbulências pelo caminho. Por volta das 19:30 começamos nossa descida rumo à pista 13 do Aeroparque, aproximadamente na cidade de Ismael Cortinas, no Departamento de Flores (Uruguai).


Nossa aproximação foi bem bonita, com direito ao estádio Monumental de Nuñez (do time de futebol River Plate) parcialmente iluminado.


O desembarque demorou um pouco, visto que o aeroporto estava movimento na hora que chegamos e esperamos alguns poucos minutos no pátio até que nosso avião pudesse estacionar no portão para o desembarque.

No portão no Aeroparque. Do nosso lado, uma vista bem familiar.

Como não despachei mala, fui direto para a imigração e aduana. Devo ter ficado uns 5 minutos na fila. 
Processo simples, só me perguntaram onde eu iria ficar (mostrei o voucher impresso do hotel). A Argentina não carimba mais os passaportes desde março de 2021, sendo o registro de entrada e saída de estrangeiros registrados no sistema da polícia federal argentina (uma pena, pois assim não ganhei carimbo da Argentina em meu passaporte).

Após isso tudo, passei em um kiosco, comprei meu bilhete de transporte público Sube por 880 pesos argentinos (R$ 5,17, pela cotação do dia 15/03/2024), porém não pude colocar créditos para pegar o ônibus até o hotel pois a maquina de recarga estava em manutenção, então peguei um táxi na porta do setor doméstico do Aeroparque.

Uma dica: no setor doméstico tem uma fila com um QR Code num totem. 
Nesse vídeo tem muitas dicas de como sair do Aeroparque (inclusive como usar o QR Code para pegar o táxi, vale muito a pena assistir ele todo, esse vídeo me ajudou bastante).
Paguei 5580 pesos argentinos no táxi (R$ 32,77, pela cotação do dia 15/03/2024).

Resumo:

Avião: Boeing 737-800
Matrícula: LV-FQC
Voo: AR 1261
Data do voo: 23/02/2024
Hora de decolagem: 16:45
Hora do pouso: 20:10
Poltrona: 27F

OBS: Flight report escrito e publicado em 15/03/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário