segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Galeão - Barra da Tijuca de helicóptero!


Hoje voamos em uma aeronave que poucos voaram e muitos sonham em voar, o helicóptero!

O helicóptero em questão é um Bell 505, modelo mais recente da fabricante estadunidense, com capacidade para 5 ocupantes.

Este 505 pertence à Helisul e estava participando da parceria com a EVE, empresa da Embraer que está desenvolvendo aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) e a Helisul, a fim de estudar a mobilidade aérea urbana e para isso realizou uma série de voos abertos ao público entre o Galeão e a Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, chamado de Eve Experience, com voos a partir de R$ 99.

O objetivo é fazer o publico experimentar como será circular pelo Rio de Janeiro através dos céus.

A compra foi fácil, feita pelo site do Eve Experience, sendo me enviado um QR Code para acesso à área restrita do Galeão

Meu voo sairia do Galeão rumo à Barra, às 17:20. Cheguei faltando uns 45 minutos para o embarque.


No Terminal 2, há uma espécie de lounge para os passageiros. Lá os funcionários conferem a documentação e nos dão um tablet para podermos ver a aeronave eVTOL em realidade aumentada.


Faltando 10 minutos para o voo, uma funcionária nos busca e nos leva até um portão de embarque, onde descemos as escadas e entramos numa van que nos levaria até o helicóptero, que estava, obviamente, estacionado em posição remota. Nosso voo seria no Bell 505 de matrícula PP-JRX, fabricado em 2018.


 
Ao chegarmos, o comandante e mais um funcionário nos recepcionam, e nos deixam fazer algumas fotos antes do embarque. O funcionário é quem determinou onde cada passageiro iria se acomodar e nos ajudou a afivelar o cinto de segurança de 5 pontos.

O comandante nos deu instruções básicas em caso de emergência. Em todo voo estávamos com fones de ouvindo a fonia do piloto com a torre de controle. Além disso, os fones serviam para a conversa entre os ocupantes e para proteção ao alto nível de ruído provocado pelo motor e pelos rotores.

 



O taxi foi feito em voo pairado (óbvio!), afinal este helicóptero possui esquis como trem de pouso. É um tanto estranho voar há poucos centímetros do solo.


Taxiamos até a cabeceira 15 e decolamos com proa direta à Barra da Tijuca. Estimo que voamos por volta de 1000 pés de altitude (304m). 

Pegamos alguns ventos pelo caminho, balançamos bem pouco, fizemos um voo suave e tranquilo. Infelizmente (mas felizmente no futuro) foi bem curto. Voar de helicóptero é muito tranquilo, recomendo muito a quem tiver a oportunidade.












Após o pouso no heliponto do CEMHS - Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, somos convidados a ir na “tenda” da Eve, onde alguns engenheiros nos fazem algumas perguntas sobre o voo. Foi um bate-papo muito bom com eles, foram simpáticos e solícitos, pareciam bastante empolgados com a empreitada.


A "tenda" da Eve e o heliponto

Depois disso, voltei à minha realidade, pegando BRT lotado, depois metrô e depois ônibus para voltar para casa...

Mas espero que em breve o eVTOL seja uma realidade e que seja acessível a todos.

Resumo:
Avião: Bell 505 Jet Ranger X
Matrícula: PP-JRX
Voo: EVE06
Data do voo: 06/12/2021
Hora de decolagem: 17:20
Hora do pouso: 17:35
Poltrona: 3

BÔNUS!!!

O piloto nos disse que o JRX geralmente pernoita no CEMHS, mas excepcionalmente neste dia ele teve que trasladá-lo para o aeroporto de Jacarepaguá após nosso voo, pois outro helicóptero iria utilizar o heliponto.
E pra minha alegria, era essa lindeza! Um Bell 429 (existem registrados cerca de 50 unidades no Brasil).


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