sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Santos Dumont - Angra dos Reis pela Azul Conecta

Esse voo é duplamente especial: por ser meu primeiro voo depois de 1 ano sem voar devido à pandemia de COVID-19 e por ser um voo regional em um avião novo pra mim.

Voos regionais no estado do Rio de Janeiro são bem poucos. A Azul voa só do Galeão para Macaé e Campos com o ATR, mas graças ao projeto “Verão Azul Conecta” que tem como objetivo incentivas os viajantes a trocarem o transporte rodoviário pelo aéreo em destinos turísticos. No estado do RJ, as cidades de Angra dos Reis, Búzios e Paraty foram contempladas, com voos operados a partir do Santos Dumont no Rio e Congonhas em São Paulo.

O governo fluminense garantiu a continuidade dos voos da Azul após o verão.

Os voos serão operados pela subsidiária Azul Conecta (criada após a compra da TwoFlex) com Cessna C208B Grand Caravan, com capacidade para 9 passageiros.

Nosso voo partiria às 9 horas do Santos Dumont, mas como de praxe, cheguei cedo. Fazia 1 ano e 1 mês que eu não pisava em um aeroporto, portanto eu queria matar a saudade dos aviões rs.

Nosso avião hoje será o PR-WOT, ainda nas cores da TwoFlex. Visto aqui "descansando" na área remota bem antes do voo.


A sala de embarque do SDU vista do portão 8 (eram 7:10h)


Uns 15 minutos antes do inicio do embarque, desci e fui para a área do embarque remoto, onde embarcaríamos em uma van até o avião



Eis nosso avião! A porta de embarque do Caravan é no lado direito, porém em alguns aeroportos a Azul disponibiliza uma escada exclusiva para facilitar o acesso ao avião, pela porta de carga, que é mais larga que a de passageiros.



Para quem está acostumado com ATR, A320, 737, entre outros, o Caravan é "lata de sardinha": entra-se curvado nele, o espaço entre as fileiras é estreito. Lembra uma van com asas, porém é mais confortável. A configuração das fileiras é 1+2.
Como fui na poltrona 1A, logo atrás do comandante, dispus de mais espaço para as pernas. 





Voar no Caravan é diferente do que a maioria os passageiros está acostumado: não tem comissárias, não tem banheiro, não tem serviço de bordo (mas tinha água mineral em copo à vontade em um cooler na traseira do avião), os pilotos é que fazem os speechs dos procedimentos de segurança (normalmente feitos pelas comissárias nos aviões maiores) e o nível de ruído produzido pelo motor PW PT6 é muito alto.
Mas é uma experiência diferente e que eu adorei e espero poder repetir mais vezes.

Taxi para pista 02R




Por ser um avião de asa alta e voar mais baixo e mais lento que os ATR, Airbus e Boeings, o voo do Caravan é quase um voo panorâmico

Icaraí, Niterói

Ilha da Conceição acima, praça do pedágio da Ponte Rio-Niterói no meio e Ponta D'Areia embaixo


Praias de São Francisco e Charitas


Aeroporto Santos Dumont e centro do Rio

Lagoas de Piratininga e Itaipú

Aeroporto Santos Dumont

Arquipélago das Ilhas Cagarras

Parque Olímpico (onde era o autódromo de Jacarepaguá)


Ilha Grande


Navio Veleiro Cisne Branco - U 20, da Marinha do Brasil

Praia do Abraão, Ilha Grande

E vamos nos aproximando da pista 10 do aeroporto de Angra



Aqui nosso valente Caravan já no pátio, esperando o voo de volta ao Rio


Resumo:

Avião: Cessna C208B Grand Caravan
Matrícula: PR-WOT
Voo: AD 5142
Data do voo: 30/01/2021
Hora de decolagem: 09:00
Hora do pouso: 09:45
Poltrona: 1A

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