quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Galeão - Congonhas pela Avianca Brasil

Neste flight report vamos contar como é voar num, atualmente, avião raro nos céus do mundo, o Airbus A318. Em nosso país, somente a Avianca opera esta aeronave.

O voo da vez foi o 6287, saindo do aeroporto do Galeão às 13h50 e pousando no aeroporto de Congonhas às 15h.

Nossa aeronave foi o PR-ONI, um A318 fabricado em 2008 e entregue à Avianca em 2013 (operou anteriormente na chilena LAN como CC-CVV).

Uma das diferenças para os irmãos maiores A319 e A320 operados na Avianca são os bancos em couro azul, a ausência de entretenimento de bordo individual e maior espaço entre as fileiras (e os motores PW). Um comissário nos contou que o A318 era o “queridinho” da ponte aérea Rio-São Paulo justamente por ter mais espaço para as pernas.

Os A318 da Avianca possuem capacidade para 120 passageiros. Na LAN eles levavam 127 passageiros.

A Avianca utilizava no Galeão o antigo terminal 1, porém a entrada é pelo terminal 2, o que nos dá uma bela caminhada até o portão A21. O embarque foi feito em filas para grupos pré-determinados no cartão de embarque.






Saímos exatamente no horário e taxiamos até a pista 10, onde ingressamos e decolamos direto. Após passar a ilha de Paquetá, fizemos uma curva à direita, passando sobre as cidades de São Gonçalo e Niterói seguindo para São Paulo






O voo teve algumas turbulências, coisa bem comum. Porém não tivemos serviço de bordo. Nem água nos foi servido. Bem diferente dos áureos tempos da companhia, em que sanduíche quente e refrigerante era servido.

Na altura de Ilha Bela, demos inicio à descida para aproximação à pista 35L do aeroporto de Congonhas. Uma aproximação bem diferente para quem está acostumado aos pousos na 17R.







A volta para casa fico devendo, pois voltei de ônibus no mesmo dia.

Resumo:

Avião: Airbus A318
Matrícula: PR-ONI
Voo: 8I 5652
Data do voo: 28/02/2019
Hora de decolagem: 13:50
Hora do pouso: 15:00
Poltrona: 18

Nota do Autor: a Avianca Brasil suspendeu as operações em 24 de maio de 2019 e em 14 de julho de 2020 foi decretada a falência oficial. Fica aqui a saudade de uma das melhores empresas aéreas a operar no Brasil, fundada em 1998 como OceanAir.
Já o PR-ONI foi desmontado na Espanha (em Teruel) em 2020.😢

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