quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Galeão - Congonhas pela Avianca Brasil

Neste flight report vamos contar como é voar num, atualmente, avião raro nos céus do mundo, o Airbus A318. Em nosso país, somente a Avianca opera esta aeronave.

O voo da vez foi o 6287, saindo do aeroporto do Galeão às 13h50 e pousando no aeroporto de Congonhas às 15h.

Nossa aeronave foi o PR-ONI, um A318 fabricado em 2008 e entregue à Avianca em 2013 (operou anteriormente na chilena LAN como CC-CVV).

Uma das diferenças para os irmãos maiores A319 e A320 operados na Avianca são os bancos em couro azul, a ausência de entretenimento de bordo individual e maior espaço entre as fileiras (e os motores PW). Um comissário nos contou que o A318 era o “queridinho” da ponte aérea Rio-São Paulo justamente por ter mais espaço para as pernas.

Os A318 da Avianca possuem capacidade para 120 passageiros. Na LAN eles levavam 127 passageiros.

A Avianca utilizava no Galeão o antigo terminal 1, porém a entrada é pelo terminal 2, o que nos dá uma bela caminhada até o portão A21. O embarque foi feito em filas para grupos pré-determinados no cartão de embarque.






Saímos exatamente no horário e taxiamos até a pista 10, onde ingressamos e decolamos direto. Após passar a ilha de Paquetá, fizemos uma curva à direita, passando sobre as cidades de São Gonçalo e Niterói seguindo para São Paulo






O voo teve algumas turbulências, coisa bem comum. Porém não tivemos serviço de bordo. Nem água nos foi servido. Bem diferente dos áureos tempos da companhia, em que sanduíche quente e refrigerante era servido.

Na altura de Ilha Bela, demos inicio à descida para aproximação à pista 35L do aeroporto de Congonhas. Uma aproximação bem diferente para quem está acostumado aos pousos na 17R.







A volta para casa fico devendo, pois voltei de ônibus no mesmo dia.

Resumo:

Avião: Airbus A318
Matrícula: PR-ONI
Voo: 8I 5652
Data do voo: 28/02/2019
Hora de decolagem: 13:50
Hora do pouso: 15:00
Poltrona: 18

Nota do Autor: a Avianca Brasil suspendeu as operações em 24 de maio de 2019 e em 14 de julho de 2020 foi decretada a falência oficial. Fica aqui a saudade de uma das melhores empresas aéreas a operar no Brasil, fundada em 1998 como OceanAir.
Já o PR-ONI foi desmontado na Espanha (em Teruel) em 2020.😢

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Bogotá - Salvador pela Avianca Brasil

Hora de voltar! Depois de conhecer muita coisa da espetacular capital da Colômbia, é chegada a hora de retornar ao lar.












Apesar do meu voo sair às 23:15, fui para o aeroporto bem cedo (o check-out do hotel era ao meio-dia). Como de praxe em Bogotá, peguei muito trânsito para chegar ao aeroporto. Aproveitei e tirei muitas fotos do movimento de aviões.







Depois de lanchar, andar o aeroporto com mochila pesada e mala (pois o despacho de mala da Avianca Brasil só abre 1h30 antes do voo...), finalmente embarquei.

Para minha surpresa, meu avião na volta é o PR-AVB, um A319 com pintura Star Alliance.




Uma escolha não muito boa da Avianca. Era mais apertado que o A320, estava lotado e meu entretenimento de bordo pifou no meio do voo. Pelo menos consegui dormir boa parte do voo. O serviço de bordo foi o mesmo da ida.

E assim, chegamos em Salvador!

Resumo:

Avião: Airbus A319
Matrícula: PR-AVB
Voo: O6 847
Data do voo: 08/02/2019
Hora de decolagem: 23:15
Hora do pouso: 07:30 (horário de Brasília)
Poltrona: 21K

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Salvador - Guarulhos pela Avianca Brasil

Vamos à mais uma perna do meu retorno de Bogotá ao Rio de Janeiro. Dessa vez as coisas não foram muito tranquilas...

Meu voo para Guarulhos sairia às 14:50 e chegaria às 18:25. Sairia... Pois não saiu. Meu voo foi cancelado por problemas no avião.

 
E aí começam os problemas. Eu iria perder meu voo para o Rio. E como iriam nos reacomodar?
Fui na loja da Avianca, expliquei meu problema e eles me deram uma espécie de atestado, informando que a culpa do atraso era da Avianca e não meu (isso me salvou, como vocês lerão mais pra frente).

Me deram um voucher no valor de R$ 35 reais para alimentação.




Nos reacomodaram no voo de 16:20, que só saiu às 18h... Pelo menos ganhei um "upgrade": me reacomodaram no assento 12K na saída de emergência, que possui mais espaço para as pernas.
O avião dessa etapa seria o A320 PR-OCQ, com pintura Star Alliance (sim, 2 Star Alliance seguidos!)

Os assentos das saídas de emergência tem algumas peculiaridades








Como eu estava meio P da vida com esse transtorno todo, nem lembrei de fotografar mais coisas do voo...

Resumo:

Avião: Airbus A320ceo
Matrícula: PR-OCQ
Voo: O6 6051
Data do voo: 08/02/2019
Hora de decolagem: 19:00
Hora do pouso: 21:12
Poltrona: 12K

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Salvador - Bogotá pela Avianca Brasil

Com uma conexão de 7h, sems muito o que fazer, fui tirar umas fotos na famosa rampa  e depois resolvi conhecer a bela capital baiana. Porém só fui até o Elevador Lacerda, estava muito calor e muito abafado, o que me fez quase passar mal. Quero muito voltar a Salvador com mais calma.

Para ir até o Elevador Lacerda, peguei o ônibus gratuito do aeroporto até o metrô, onde desci na estação CAB e de lá peguei um ônibus até uma praça perto do Elevador, o que meu deu a oportunidade de andar um pouco pelas ruas de Salvador.









Para voltar, peguei um ônibus em frente ao Elevador Lacerda até a estação Detran, de onde peguei o metrô de volta para o aeroporto.
Dica de viajante: sempre "faça" o bilhete único da cidade que está visitando. Te poupa de andar com dinheiro e agiliza na hora do embarque no transporte público. 
Retornei por volta de 16h ao aeroporto. Aproveitei para recarregar o celular e o power bank.

A área internacional do aeroporto de Salvador só é liberada 2h antes de algum voo internacional. Assim que abriu, fui para a área restrita. 
A imigração foi rápida, só tinha meu voo e não estava muito cheio.

Nosso avião de hoje é o PR-OCO, um A320ceo. Nossa saída estava programada para às 18h.




Assim como na Gol, a Avianca fornece manta e travesseiro, e serve refeição quente. Por volta das 21:30 (horário de Salvador), foi nos servido o jantar



Por volta das 23h, nos foi oferecido um lanche quente


Dessa vez fico devendo vídeos do pouso. Dormi pouco no avião e estava exausto da maratona para chegar até Bogotá.
Pousamos por volta de 22h (horário local) e tivemos o azar de chegar junto de um Boeing 787 da Air France vindo de Paris. O que significa que a fila da imigração estaria gigantesca...



A fila da imigração


A passagem pela imigração foi tranquila, só me perguntaram qual minha profissão, qual o hotel e qual o motivo da viagem.

Aproveitei o wi-fi do aeroporto para pedir um Uber. Mais uma dica de viagem: faça um plano de celular com roaming internacional. Eu não fiz um e quase não consegui pegar o Uber.

Resumo:

Avião: Airbus A320ceo
Matrícula: PR-OCO
Voo: O6 846
Data do voo: 08/02/2019
Hora de decolagem: 18:00
Hora do pouso: 22:15 (horário local, 00:15 pelo fuso horário de Brasília)
Poltrona: 22K